domingo, 21 de junho de 2009

Uma Dieta Divina

Estou com o colesterol alto, tanto o bom como o ruim. O médico pediu que eu fizesse uma dieta evitando derivados bovinos, gema de ovos, massas, açucar, gorduras, e que passe a comer derivados de soja, leite desnatado, queijo branco, aveia e outras coisas. Daqui a dois meses voltarei a fazer exame de sangue para nova análise do colesterol.

Desde ontem comecei a fazer mudança na alimentação. Há dois dias não tomo café, nada de açucar e apenas um pouco de carne hoje. Em compensação acabei de jantar um delicioso peixinho presenteado por meu genro. Pretendo comer carne apenas duas vezes por semana. Tenho aumentado o consumo de verduras, a aveia está no meu cardápio de todos os dias, estou comendo castanhas e vou começar e fazer caminhadas, pois estou muito sedentário.

Entre minhas leituras estão dois livros na área de saúde, dentro de uma perspectiva bíblica: "Coma Bem Viva Melhor, Dr. Rex Russell, Editora Betânia", e, "Nenhuma Enfermidade, Dr. S. I. McMillen, Editora Vida". É uma pena que olhemos para a Bíblia quase que somente como um livro que trata da alma, do "espiritual", e quase que ignoramos que ela é riquíssima em educação alimentar. É bem verdade que a dieta do Antigo Testamento não é norma para a nossa salvação e que não segui-la não compromete nossa vida cristã. Mas não podemos deixar de perceber que as orientações alimentares na Bíblia, continuam fazendo bem a quem as praticar. Além disso, devemos glorificar a Deus no nosso corpo (1Co 6.20).

Dois versículos me chamaram a atenção esses dias: "... Se ouvires atento a voz do Senhor, teu Deus, e fizeres o que é reto diante dos seus olhos, e deres ouvido aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma enfermidade virá sobre ti, das que enviei sobre os egípcios; pois eu sou o Senhor, que te sara" (Êx 15.26). Muitos enfatizam apenas que Deus sara, mas esquecem de observar que a obediência aos mandamentos do Senhor evita doenças. O outro verso é: "[...] Não comereis gordura de boi, nem de carneiro, nem de cabra" (Lv 7.23). A medicina reconhece que a gordura concentrada, a mais saturada, a mais nociva ao organismo humano, encontra-se nesses três animais.

Existem três dicas simples e agradáveis para uma alimentação saudável, fácil de lembrar: 1) Ingerir apenas as substâncias que Deus criou como alimento. Ele não criou o refrigerante, por exemplo; 2) Sempre que possível ingerir os alimentos como encontrados na natureza. É melhor comer uma fruta, que tomar um suco; 3) Evitar o vício da comida. Comer vicia e tem se transformado em um deus para muitos. Quase ninguém gosta de jejuar. Orem por minha saúde.

Um comentário: